Manifesto Gastronautas

Gastronautas são pessoas que gostam de comer, cozinhar, viajar e explorar a cultura gastronómica de um território. Gostam de saber de onde veio este ingrediente, como evoluiu aquele prato. Gostam de falar com o cozinheiro, a agricultora ou o pescador.

Mas gostam sobretudo de partilhar: com os que nos são próximos ou com perfeitos desconhecido. Humanismo no seu melhor.

O contexto é relevante. A história é importante. Porque fazem Migas os Alentejanos? Porque não têm porco as Alheiras? Porque salgamos o Bacalhau? Porquê tantas gemas na doçaria Conventual?

A gastronomia portuguesa é a melhor do Mundo? Certamente, como é a francesa, a italiana, a mexicana ou a tailandesa. É uma expressão da nossa cultura e identidade. Por isso queremos falar dela e partilhar com o resto do Mundo. Não todo de uma vez, que não cabiam e faltariam as sardinhas. Mas de forma equilibrada e sutententada. Com respeito.

Queremos apoiar Produtores que acreditam e arriscam; queremos levar as pessoas ao sítios mais inusitados para conhecerem as pessoas, paisagens e contextos. Queremos que o Interior tenha futuro, queremos que Portugal ande para a frente com memória. Queremos sensibilizar as novas gerações.

Este é o projeto “Gastronautas”.

Os 10 princípios d@ Gastronauta

01. Gostar de comer e cozinhar;

02. Gostar de partilhar a comida e o conhecimento;

03. Levar a comida a sério, mas não demasiado;

04. Ter curiosidade sobre Cultura Gastronómica;

05. Ter consciência da finitude dos recursos;

06. Não levar receitas à letra. Cada refeição é uma história única;

07. Procurar ingredientes locais, sustentáveis e biológicos;

08. Gostar de descobrir o Mundo, próximo e longínquo;

09. Querer ajudar pequenos Produtores;

10. Ter sentido de humor.

Sobre a marca “Gastronautas”

Em 2003 Filipe Gill escreveu e publicou um livro entitulado “Comida para Gastronautas” com a chancela da D. Quixote e prefácio de José Bento dos Santos. Este título por sua vez foi inspirado por um dos seus heróis, Keith Floyd. Floyd costumava referir-se aos seus espetadores como ‘Gastronauts’.

Entretanto foram surgindo no Brasil alguns projetos que usam o nome ‘Gastronautas’, o que muito nos honra, sobretudo porque alguns têm mérito, apesar do sentido diferente que dão á expressão, diversa da nossa.

Lets rock and cook my dear gastronauts!
— Keith Floyd