Ovos Enrolados
O histórico martelo dos bifes. Photo by Luís Neves
Sempre que como ovos enrolados, volto às primeiras memórias que tenho de vida. Era uma receita lá de casa. Simples, apesar de parecer elaborada. Depois de cozidos e descascados, os ovos eram enrolados em pequenos bifes de carne de vaca batidos com cutelo e, por fim, estufados ao lume.
Quando era o dia, o som da pancada na carne vinha da cozinha e pré-anunciava o prato. De mansinho, ia confirmar e surripiar pedacinhos de carne crua que se soltava e adorava mascar. Hoje, só de pensar afasto a ideia. Como era capaz de comer a carne crua?...
No último fim-de-semana, a minha mãe insistiu em fazermos ovos enrolados. Bati eu a carne com o mesmo cutelo que conheço há mais tempo do que me conheço a mim próprio, mas que não tenho ideia de ter alguma vez manejado. A carne fica macia, fininha e com textura de pequeninas pirâmides invertidas que depois desaparecem com o estufado. Às vezes havia um cordel a prender a carne ao ovo como se fosse um colete de forças, mas quase sempre em alternativa três palitos cumpriam a função de coser as pontas da carne para embrulhar o ovo. Cebola, tomate, sal e pouco mais dão corpo ao molho e ajudam a cozinhar a carne.
Desde que me lembro, os ovos enrolados sabem-se sempre ao mesmo. Apesar disso, ao cortar a surpresa é sempre a da primeira vez. A carne, o ovo e o molho apurado casam na perfeição, ao mesmo tempo mantêm a identidade dos vários elementos e as cores, não se confundem. “Cuidado com os palitos” ou “Não comam o cordel” eram avisos à navegação. Retirados uns ou outro, o embrulho já não se desmancha.
Os ovos enrolados é um prato que só conheço de minha casa. Chamámos-lhe sempre assim. Nunca comi em mais lado nenhum nem sei de onde veio a receita.
Poucas memórias são tão presentes como esta, tão antiga e ao mesmo tempo atual. São mais do que uma fotografia de um tempo ou um registo audiovisual que relembram momentos. Sempre que como os ovos enrolados, o mundo diz-me quanto um sabor pode dizer tanto, mas tanto sobre a vida.
Ovos Enrolados. Photo by Luís Neves