Deixa o Resto
Ilídio no assador. Foto de Luís Neves
“Deixa o Resto” é nome de terra, ali para os lados de Santiago do Cacém. Mas definitivamente não é conselho que se dê a quem pare na Tasquinha do Ilídio, à beira da estrada nacional 261. As carnes grelhadas no assador são irrepreensíveis, provámos. Dizem que as enguias da lagoa de Santo André também se recomendam, mas não era época.
No dia em que fomos, tarde e más horas, Ilídio não estava pelos ajustes e as brasas perdiam fulgor. “O fogo tá apagado, nã veem?!”, resmungou.
Conversa puxa conversa e lá nos achou graça. Então foram uns nacos de carne para a grelha, para nossa salvação, que a fome é negra.
“O que foi o seu almoço?”, perguntámos. “Favas, mas não estão na lista. Fi-las só para mim e sobrou qualquer coisita”. Por insistência chegaram à mesa como entrada e fizeram o nosso dia. Se eu soubesse cozinhar assim favas, abria um restaurante e seriam “o carro chefe” da casa.
No entretanto, Ilídio discorre sobre tipos e cortes de carne, secretos, lagartos, cachaço, angus e afins. Dá conta da sua exigência com a proveniência da carne, temperada apenas com sal. Por isso, tem de ser mesmo boa.
Na mesa ao lado, a Ti Lena almoça no dia de folga do seu restaurante. Tece elogios ao vizinho – gosto do Ilídio – e à qualidade da comida. A sua presença atesta a qualidade da tasquinha.
Ilídio com a sua vizinha e colega Ti Lena. Foto de Filipe Gill.
O Ti Lena Restaurante&Casa do Gin, na mesma estrada um pouco mais à frente, está nos antípodas no espaço, na decoração e na equipa profissional e eficiente. Tem fama e, com muito mérito, atrai muita gente. Havemos de ir lá, prometemos à Ti Lena.
Por aqui, Ilídio sozinho dá conta do recado, e se não der, paciência que a vida é mesmo assim e ele não tem pretensões a ser mais do que já foi.
Percebe-se à légua que a vida de Ilídio daria uma série da Netflix, mas nem sempre as melhores personagens chegam ao ecrã. É ali na grelha, com cara de poucos amigos, que faz as pessoas felizes.
No final do almoço, de barriga cheia, será que podemos mudar o nome da terra para “Come o Resto”? Não deixes nada no prato... No Ilídio ou na Ti Lena.
Sugestão de visita: Parque Temático Black Pig